Simulado Professor de História - Questões Objetivas

O simulado desenvolvido para candidatos ao cargo de Professor de História em concursos públicos é uma ferramenta de estudo fundamental para aqueles que aspiram lecionar e compartilhar conhecimentos na área de História.

Questão 1

Um dos temas retratados no livro: “História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas”, de Leandro Karnal, aborda as diferentes linguagens no ensino de história. Dentre essas linguagens, destaca-se a eficácia da linguagem cinematográfica, que é condicionada a qual dos elementos a seguir?

Questão 2

“Autor prolífico e profícuo, Boris Fausto abordou a história da República a partir de variadas perspectivas. Indo muito além da Revolução de 1930 (evento sobre o qual pesquisou arduamente), o autor tratou aspectos então marginais na historiografia do Brasil republicano da primeira metade do século XX” (JARDIM, et al., 2021). Ao estudar a obra de Boris Fausto, observa-se que sua obra é marcada pela:

Questão 3

De acordo com Bittencourt, os métodos tradicionais de ensino de História não corroboram para o desenvolvimento crítico dos alunos, sendo necessário incorporar novos métodos e práticas em sala de aula. Nesse sentido, o que a autora considera como propulsor da criação de métodos no cotidiano da sala de aula?

Questão 4

O trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História abre uma nova perspectiva, ampliando o campo de ação e a sua concepção. A incorporação dessas novas fontes ocorre a partir de qual Escola?

Questão 5

Karnal, em sua obra: “História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas”, traz um aparato teórico acerca do tempo (temporalidades históricas). Em consonância com o conteúdo descrito, por meio da referida obra, é incorreto afirmar:

Questão 6

De acordo com Abud, Silva e Alves (2010), o que marca a segunda metade do século XX, a partir da ampliação dos objetos, das fontes da história e surgimento dos museus temáticos, que caracterizam esse movimento de renovação?

Questão 7

Em consonância com os artigos 26 A, 27 e 28 da Lei n. 10.639/03, é pertinente a asserção:

Questão 8

As tendências do ensino e aprendizagem em História variam de acordo com as perspectivas dos historiadores. De acordo com Monteiro, é possível estabelecer um paralelo entre os posicionamentos dos historiadores estruturalistas e dos defensores da narrativa. Assim, assinale a alternativa que apresenta um equívoco.

Questão 9

A forma como Boris Fausto apresenta a História do Brasil torna explícito o seu ponto de vista em relação à controvérsia existente entre historiadores. Dentro dessa sistemática, o referido autor tece algumas reflexões que dão sustentação ao seu pensamento frente a tais controvérsias. Assinale a alternativa a seguir que vai de encontro com as reflexões apresentadas na fase introdutória de sua obra: “História do Brasil”.

Questão 10

De acordo com Chartier (2009), em 2000, um dos principais temas do XIX Congresso Internacional de Ciências Históricas realizado em Oslo foi o “global history”. Essa proposta era baseada em uma série de rejeições, em paralelo, a uma nova forma de construir história pensada em escala mundial. Nesse contexto, destaque a seguir a alternativa que apresenta um erro conceitual.

Tempo de simulado: