Simulado de concurso para Médico Radiologista

Se você está se preparando para o cargo de Médico Radiologista em concursos públicos, temos o simulado perfeito para você.

Questão 1

Um paciente de 41 anos de idade apresenta dor aguda no quadrante inferior esquerdo do abdome. A tomografia computadorizada revelou a presença de uma formação alongada e ovalada, com densidade de gordura, pericólica, com hiperdensidade anelar periférica e com densificação da gordura circunjacente. Tais achados sugerem o diagnóstico de:

Questão 2

Uma paciente de 30 anos, com queixa de dor pélvica crônica, dismenorreia, dispareunia e infertilidade, realiza uma ultrassonografia transvaginal. O exame revela a presença de uma massa ovariana cística, com conteúdo heterogêneo e áreas de baixa ecogenicidade, com parede lisa e espessa, sem fluxo evidente ao Doppler. O diagnóstico mais provável é:

Questão 3

Uma paciente do sexo feminino, com 28 anos de idade, é submetida a uma ultrassonografia do abdome por conta de desconforto abdominal. O exame evidencia uma massa hepática bem delimitada no lobo direito do fígado. No exame de tomografia computadorizada, a lesão mostra impregnação intensa e homogênea pelo meio de contraste na fase arterial, exceto por um foco central espiculado e ligeiramente hipodenso.

Na fase portal, quase toda a lesão tem impregnação semelhante ao fígado normal ao redor e, na fase tardia, o foco central também se impregna. Esses achados sugerem o diagnóstico de:

Questão 4

Um paciente imunocomprometido, homem, de 42 anos, portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV), com contagem de CD4 de 120 células/mm³, busca atendimento com tosse, dispneia progressiva e febre há cerca de 4 semanas. A tomografia computadorizada revela opacidades em vidro fosco difusas e esparsas pelos pulmões, com espessamento de septos interlobulares, e cistos predominantes nos lobos superiores.

Com base nesses achados, o diagnóstico mais provável é:

Questão 5

Um paciente masculino, 41 anos de idade, sofreu um acidente de carro e foi trazido ao pronto-socorro com suspeita de traumatismo cranioencefálico. Durante a avaliação inicial, realizou-se uma tomografia computadorizada sem contraste do crânio. A imagem revelou a presença de uma coleção extra-axial biconvexa hiperdensa frontal à direita, com uma pequena área hipodensa no centro, caracterizada pelo “sinal em redemoinho”.

Não foram observadas fraturas na calota craniana. Com base nessas informações, o diagnóstico mais provável nesse caso é:

Questão 6

Um paciente de 32 anos de idade se apresenta com febre, tosse produtiva e desconforto torácico, além de história de pneumonias prévias. A radiografia evidencia massa bem definida de contorno lobulado no lobo inferior esquerdo. É realizada tomografia computadorizada que demonstra que a lesão é suprida por um vaso advindo da artéria aorta. Tal quadro e achados sugerem o diagnóstico de:

Questão 7

Um paciente masculino de 22 anos chega à emergência com cefaleia e redução do nível de consciência. A tomografia computadorizada demonstra área hiperdensa no lobo frontal direito. Dentre as possíveis causas, as mais prováveis são:

Questão 8

Uma paciente do sexo feminino, de 25 anos de idade, chega ao serviço de urgência com dor pélvica aguda e contínua. No exame físico, o médico palpou uma massa no lado direito da pelve. Foi solicitado um exame de ultrassonografia que revela um ovário aumentado de volume, com estroma heterogêneo e múltiplos folículos periféricos deslocados devido ao estroma edematoso. O Doppler colorido mostra fluxo venoso ausente no pedículo vascular. O diagnóstico que se impõe é:

Questão 9

Um paciente de 25 anos apresenta dor abdominal crônica, diarreia, perda de peso e histórico familiar de doença intestinal, mas que ele não sabe explicar bem. A tomografia computadorizada revela inflamação segmentar e descontínua no íleo e no cólon, com hiperrealce da mucosa e edema submucoso. Além disso, observam-se vasos retos engurgitados.

Com base nesses achados clínicos e de imagem, o diagnóstico mais provável é:

Questão 10

Uma paciente de 43 anos foi submetida a uma tomografia computadorizada de abdome por suspeita de apendicite. Como um achado incidental, o exame revelou a presença de uma massa adrenal bem circunscrita, uniforme e de baixa atenuação.

Com base nas características radiológicas descritas, a principal hipótese diagnóstica para essa lesão adrenal é:

Tempo de simulado: